RECURSOS HUMANOS - tREINAMENTOS

O verdadeiro desenvolvimento de um profissional ocorre na sua rotina de trabalho. Portanto, é essencial que a empresa ofereça para seus integrantes treinamentos e capacitações, para que eles consigam melhorar suas habilidades e competências e, assim, potencializar a entrega de resultados à organização.

Engana-se quem pensa que tais treinamentos e capacitações só ocorrem quando o profissional é contratado. Para um desenvolvimento efetivo e contínuo dos colaboradores, a empresa deve investir constantemente em boas formações, para assim, garantir crescimento profissional, melhorias e adaptações nos processos da organização.

As capacitações e treinamentos são formas de manter os profissionais da organização motivados e atualizados com as ferramentas que chegam ao mercado. Isso caracteriza um investimento que a empresa realiza em sua equipe e seu retorno é esperado em aumento e otimização da produtividade. 

Hoje, neste novo artigo, vou compartilhar com você tendências de treinamentos e desenvolvimento de pessoas, que podem ser utilizados pelas organizações, para contribuir com o crescimento contínuo dos colaboradores e consequentemente da empresa. Acompanhe-me nesta leitura e confira!

Estrutura de um treinamento organizacional

Antes de começar a falar sobre as tendências de treinamentos para 2021, vou compartilhar quais as estruturas dessas formações e quais deles são mais comuns no meio empresarial. Assim, para que o treinamento em uma empresa seja constante, ele estrutura-se da seguinte forma:

  • Para novos colaboradores ou de integração: diz respeito ao treinamento voltado para a familiarização do colaborador quanto à cultura organizacional da empresa, sua missão, visão e valores, normas e regulamentos;
  • Para atualização: refere-se ao treinamento voltado para que colaboradores que já fazem parte e já conhecem bem o funcionamento da empresa se atualizem e aprimorem suas competências e habilidades;
  • Para mudanças nos processos: é realizado quando a empresa adquire um novo equipamento, por exemplo, ou adota novos métodos e processos. Este treinamento tem como objetivo, familiarizar o profissional com tais mudanças;
  • Quando ocorre alguma promoção: caso o colaborador seja promovido, o treinamento é realizado com o intuito de prepará-lo para o novo cargo, bem como as novas rotina e responsabilidades que ele vai assumir a partir de então.

 

Tipos de treinamentos e desenvolvimento de pessoas

Existem, à disposição das empresas, inúmeros treinamentos que podem ser aplicados com o objetivo de desenvolver seus profissionais. Conheça, a seguir, os 8 principais exemplos:

  • Treinamento de integração

É considerado o treinamento inicial de um novo membro da equipe, com intuito de que ele inicie seu trabalho da forma mais coesa possível com o restante da equipe. 

Importante também que o novo colaborador seja integrado sobre a missão, a visão e os valores da organização. Ainda, deve-se repassar os documentos formais da empresa sobre regras e procedimentos internos. Isso também objetiva que desde o início, o novo participante execute suas funções e responsabilidades de maneira mais sinérgica possível.

Ainda, é um momento de adaptação, tanto da empresa como da nova pessoa que chegou, por isso deve-se dar atenção a esse momento, para que a novo colaborador não comece já destoando da cultura organizacional da empresa, já que isso pode dar abertura para prováveis problemas nessa nova relação, como erros de execução, conflitos entre a equipe, entre outros. 

  • Comunicação assertiva

Você pode achar que este tipo de treinamento já está batido, entretanto, falhas na comunicação dentro das organizações são um dos principais gaps e um dos que mais atrapalham o bom andamento dos processos organizacionais. Dessa forma, a empresa que opta por este tipo de treinamento está à frente das demais, uma vez que dá importância a algo que certamente vai transformar positivamente a sua realidade.

O treinamento é voltado para desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação dos colaboradores, para que, com uma melhor oratória, eles consigam se comunicar de forma clara e objetiva em reuniões, apresentações, mensagens instantâneas, e-mails, entre outros meios. Além disso, existe também a possibilidade de criarem um bom relacionamento interpessoal e networking.

Ainda, a comunicação assertiva traz grandes benefícios para a convivência e integração da equipe, quando se trata dos aspectos internos da organização. Desenvolver uma cultura eficaz e constante de feedbacks, aumenta o comportamento colaborativo da equipe e pode evitar que pequenas desavenças se tornem grandes problemas em alguns níveis irreversíveis. 

  • Liderança eficaz

Com o objetivo de explorar ainda mais as habilidades de liderança dos colaboradores, principalmente daqueles que ocupam cargos de gestão, as empresas têm a possibilidade de fomentar este tipo de treinamento. Formações como estas são essenciais, pois garantem, não só ao profissional, mas também à organização como um todo, maior capacidade de gerir e administrar pessoas e processos com a maestria necessária para que se alcance bons resultados.

Assim, as empresas que desejam obter a melhor performance de seus colaboradores, precisam investir neste tipo de treinamento, uma vez que a liderança tem impacto direto no clima e cultura organizacional, motivando e incentivando cada colaborador a dar o melhor de si, em prol de objetivos em comum compartilhados todos.

É importante ressaltar que não apenas os cargos gerenciais devem desenvolver a liderança, mas em todos os níveis da hierarquia da empresa se deve estimular este espírito. Esse aspecto de que todos colaboradores sejam líderes de suas responsabilidades tende a tornar mais eficazes a execução de tarefas e projetos. Assim como, aumenta o engajamento das pessoas em relação à empresa. 

  • Para manter a motivação

É importante que os profissionais que trabalham com desenvolvimento pessoal saibam que empresas são feitas de pessoas, ou seja, nenhum bom resultado é alcançado se não houver indivíduos devidamente motivados para trabalharem em prol disso.

Sendo assim, é essencial realizar um investimento em treinamentos voltados para motivar constantemente os colaboradores, visto que, com o passar do tempo, estes podem acabar se sentindo desconectados da empresa e, consequentemente, desmotivados. Dessa forma, nada mais natural do que lembrá-los, com frequência, do valor que cada um tem para os negócios.

Essa motivação dos profissionais da empresa pode ser dada através de palestras motivacionais, dinâmicas em grupo com intuito motivacional, estimular os colaboradores a participar de congressos, ter espaço no dia-a-dia da empresa voltados para confraternizações, entre outros exercícios. Essas práticas podem parecer pequenas, mas têm um impacto muito grande na motivação da equipe da sua empresa. 

Vale lembrar que a motivação dos colaboradores deve acontecer em todos os níveis hierárquicos, mesmo nos mais altos escalões da hierarquia da empresa. Isso quer dizer que profissionais do alto nível operacional da organização estão sempre motivados justamente por estarem ocupando altos cargos. 

A posição hierárquica de um profissional não significa necessariamente que ele esteja motivado para performar seu trabalho e inspirar os demais colaboradores. Os cargos gerencias merecem atenção no quesito motivação justamente pelo fato de possuírem outras pessoas diretamente ligadas a eles e são muitas vezes fontes de motivação para os demais colaboradores. 

Tenha certeza de que com isso eles vão acabar se empenhando ainda mais para ajudar a organização a alcançar sempre seus objetivos.

  • Desenvolvimento de competências e habilidades

É também papel das empresas ajudar seus colaboradores a aprimorarem suas principais competências e habilidades, bem como a desenvolverem melhor aquelas que eles têm mais dificuldades no dia a dia.

Assim, investir em formações voltadas para o aumento da produtividade, para torná-los mais proativos, para organizar melhor a rotina e o dia a dia de trabalho, entre outras, fará com que os ganhos sejam altamente significativos para os negócios como um todo.

  • Treinamento comportamental

O objetivo desse tipo de treinamento é capilarizar os valores e a cultura organizacional da empresa para a sua equipe. Além disso, a expectativa é aperfeiçoar as aptidões dos integrantes da organização em concordância com a cultura da empresa. 

Isso não significa padronizar as ações dos profissionais da equipe, pelo contrário a expectativa é que as habilidades pessoais de destaque de cada pessoa estejam em concordância com os valores da empresa, a fim de que não haja dissonância entre a organização e o colaborador. 

Nesse tipo de treinamento, deve-se primar pelo desenvolvimento e melhoria de aspectos comunicativos e trabalhar a empatia, para que, assim, haja maior sinergia entre os membros da equipe. 

  • Treinamento técnico

O treinamento técnico objetiva justamente aprimorar os conhecimentos relacionados às hard skills dos profissionais da empresa. Ou seja, serão voltados para o conhecimento de ferramentas e técnicas que sejam novas no mercado e tenham o potencial de melhoria da produtividade da equipe. É desejável que esses novos conhecimentos trazidos sejam diretamente relacionados às atividades que os profissionais realizem na rotina da empresa, para que justamente melhorem suas performances e produtividade. 

Os treinamentos técnicos são extremamente importantes para motivar a equipe e aprimorar suas habilidades, mas são igualmente importantes os treinamentos comportamentais. Não adianta priorizar um tipo de treinamento em detrimento de outro, pois se não houver o alinhamento comportamental se mostra inútil um conhecimento técnico avançado, já que é bastante provável que esse profissional não se sinta realizado dentro de seu ambiente de trabalho. 

  • Treinamento de equipe

Como diz o próprio nome, esse treinamento é especialmente realizado para profissionais que trabalham juntos em equipe. O objetivo aqui não está voltado para o desenvolvimento do indivíduo, mas sim para melhorar o time como um todo. 

Nesse tipo de treinamento, procura-se aprimorar a sinergia da equipe, através de técnicas que a tornam mais integrativa e comunicativa. O melhor entrosamento possibilita melhor execução de trabalhos e projetos. 

Outro princípio primordial é trazer o valor da colaboração para o trabalho em equipe, uma vez que a partir dela os indivíduos conseguem enxergar que a ajuda mútua resulta em uma maior facilidade de performance. Ainda, é importante ressaltar que isso não significa a transferência de responsabilidades, pelo contrário significa que os membros possuem responsabilidades individuais, mas que não impedem que se ajudem entre si para obter um melhor resultado.

No treinamento de equipe pode ser trazido como exemplos de melhorias situações que simulam a prática diária da equipe, trabalhar melhor o relacionamento entre os participantes do time, reuniões que discutam mais profundamente sobre os serviços ou produtos da empresa, entre outras técnicas. 

Um bônus…

Investir em treinamentos como estes é essencial para o empreendedor e empresário que deseja alcançar excelentes resultados no mercado em que a sua empresa atua. Quem faz este tipo de investimento, com certeza estará à frente de seus concorrentes.

Porém, existe mais uma formação na qual os mais diversos tipos de organizações podem investir. Estou falando do Coaching Corporativo. Se você não conhece, vamos conhecer agora!

Coaching Corporativo

Através da metodologia do Coaching, a empresa consegue identificar qualidades, pontos de melhoria, desenvolver a liderança de seus gestores e demais colaboradores, identificar ruídos de comunicação, desenvolver metas e objetivos assertivos, motivar seus profissionais e aumentar a produtividade deles, garantindo assim, melhores resultados.

É papel da empresa, criar um ambiente propício para que seus colaboradores se sintam à vontade para expor ideias, inovar e trabalhar. Nesse sentido, o constante treinamento e capacitação dos profissionais é essencial, visto que eles geram evolução para os indivíduos e para a organização, além do alcance de resultados extraordinários.

Por isso, o investimento em formações que unam desenvolvimento de pessoas e Coaching têm mais chances de trazer retorno positivo às empresas, já que estamos falando de um treinamento completo, que utiliza um mix de conhecimentos para o alcance de objetivos e metas de maneira ainda mais assertiva.


Vantagens da implementação de treinamentos e capacitação

Agora que você já sabe em quais treinamentos e desenvolvimento investir em 2021, veja quais são as suas vantagens para o ambiente corporativo e para o profissional:

  • Proporciona motivação ao colaborador;
  • Permite que o profissional contribua com a evolução da empresa;
  • Diminui a rotatividade de colaboradores;
  • Viabiliza aos profissionais que trabalhem sem supervisão constante;
  • Otimiza o tempo e os esforços dos colaboradores;
  • Minimiza os acidentes de trabalho;
  • Aumenta as chances de promoção dos profissionais;
  • Maximiza a produtividade;
  • Gera vantagem competitiva à empresa e aos colaboradores.

 

Treinamento de Vendas? | Capacitação de Vendedores Já. | Aumento do faturamento.
Treine, Desenvolva os Melhores Vendedores. Certificação. Todo suporte para aumentar as vendas dos negócios. Ligue agora.

Solicitar um orçamento para treinamento de colaboradores.

Rolar para cima

 

Por favor não vá embora antes de se CADASTRAR.

Open chat