O QUE É
A Pesquisa de Mercado é um levantamento de informações sobre um dado produto ou empresa junto a um dado público. Seu principal objetivo é identificar oportunidades para novos negócios ou para aprimoramento de negócios existentes.
Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, sendo as mais comuns:
- Pesquisa de opinião com clientes atuais, clientes potenciais e público em geral
- Pesquisa de concorrentes
- Pesquisa de dados secundários
- Pesquisa de ponto
E elas podem utilizar variadas técnicas, como:
- Pesquisa quantitativa – questionários e enquetes;
- Pesquisa qualitativa – grupo focal, entrevistas em profundidade e projeção;
- Técnicas de observação;
- Técnicas experimentais.
PARA QUEM
- Empresas que querem melhorar ou lançar um novo produto;
- Empresas que querem melhorar políticas comercias;
- Empreendedores que querem abrir um novo negócio;
MÉTODO
Como são muitos os tipos e técnicas de pesquisa, o que é possível fazer aqui é descrever etapas mais comuns:
- Ainda na fase de elaboração da proposta, determinação dos objetivos, precisão, universo, metodologia e amostra;
- Levantamento da amostra a ser pesquisada ou dos pontos de pesquisa quando é feita em campo;
- Definição da logística geral;
- Elaboração e aprovação do questionário de pesquisa;
- Aplicação do questionário;
- Tabulação;
- Elaboração do relatório analítico;
- Sessão de entrega com o cliente.
PRAZO MÉDIO DE EXECUÇÃO
30 dias.