fbpx
O QUE É

 

A Pesquisa de Mercado é um levantamento de informações sobre um dado produto ou empresa junto a um dado público. Seu principal objetivo é identificar oportunidades para novos negócios ou para aprimoramento de negócios existentes.

Existem diversos tipos de pesquisa de mercado, sendo as mais comuns:

  • Pesquisa de opinião com clientes atuais, clientes potenciais e público em geral
  • Pesquisa de concorrentes
  • Pesquisa de dados secundários
  • Pesquisa de ponto

E elas podem utilizar variadas técnicas, como:

  • Pesquisa quantitativa – questionários e enquetes;
  • Pesquisa qualitativa – grupo focal, entrevistas em profundidade e projeção;
  • Técnicas de observação;
  • Técnicas experimentais.

PARA QUEM
  • Empresas que querem melhorar ou lançar um novo produto;
  • Empresas que querem melhorar políticas comercias;
  • Empreendedores que querem abrir um novo negócio;

MÉTODO

Como são muitos os tipos e técnicas de pesquisa, o que é possível fazer aqui é descrever etapas mais comuns:

  • Ainda na fase de elaboração da proposta, determinação dos objetivos, precisão, universo, metodologia e amostra;
  • Levantamento da amostra a ser pesquisada ou dos pontos de pesquisa quando é feita em campo;
  • Definição da logística geral;
  • Elaboração e aprovação do questionário de pesquisa;
  • Aplicação do questionário;
  • Tabulação;
  • Elaboração do relatório analítico;
  • Sessão de entrega com o cliente.

PRAZO MÉDIO DE EXECUÇÃO

30 dias.