PESQUISA DE MERCADO
Pesquisa de mercado
Para
melhor atender um mercado-alvo, as organizações devem dispor de informações
relevantes sobre seu campo de atuação, seu negócio, sua concorrência e
especialmente seus clientes. O processo de pesquisa
de mercado consiste na
definição do problema e dos objetivos de pesquisa, desenvolvimento do plano de
pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos
resultados para administração. Ao realizarem pesquisa, as organizações devem decidir
se devem coletar os dados ou usar dados já disponíveis. Devem também decidir
sobre qual será a abordagem da pesquisa (observação, grupo focal, levantamento,
experimental) e que instrumento (questionários ou dispositivos mecânicos) usar.
A
principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é a
descoberta de uma oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a
empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades e decidir em que
mercados entrar. Os mercadólogos dependem ainda da pesquisa de mercado para
determinar aquilo que os consumidores querem e quanto estão dispostos a pagar.
Eles esperam que este processo lhes confira uma vantagem competitiva
sustentável.
Tipos de métodos de pesquisa de mercado]
Metodologicamente,
a pesquisa de mercado faz uso dos seguintes quatro tipos de métodos:
·
Pesquisa de mercado qualitativa – normalmente usada para pequenos
números de pesquisados – não generalizável para o todo da população – a significância estatística e nível de confiança não são
calculados. Neste tipo de pesquisa, se busca mais conteúdo, portanto se analisa
também informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos.
Para tal é necessária a utilização de um roteiro aberto. Exemplos deste tipo de
método são os focus groups(grupo focal), entrevistas em
profundidade, e técnicas de projeção.
·
Pesquisa de mercado quantitativa – geralmente usada para tirar
conclusões – testa uma hipótese específica – usa técnicas de amostra por forma
a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população.
Em geral, este tipo de pesquisa busca um resultado estatístico e ela permite
estimar informações amplas e diversificadas. Para tal é necessária a utilização
de um questionário estruturado. Envolve um grande número de respondentes.
Exemplos:Inquéritos
estatísticos, questionários e enquetes.
·
Técnicas
de observação – o
pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. As observações
podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou
longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos).
Exemplos são a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para
observar comportamento na internet.
·
Técnicas experimentais –
o pesquisador cria um ambiente quase-artificial para tentar controlar fatores
espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos são
laboratórios de compra e testes de mercado e também mercearias.
A Pesquisa de Mercado, atualmente, ela está ao alcance das pequenas
empresas e pode ser realizada a partir de institutos de pesquisas contratados,
empresas juniores compostas por estudantes universitários ou, realizadas pelo
próprio empresário e seus colaboradores.
Saber como fazer uma pesquisa de
mercado é
essencial para quem está pensando em montar um negócio próprio.
Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empresa, um
retrato fiel de que tipos de novos produtos ou serviços podem lhe trazer lucro.
Para
produtos e serviços que já estão sendo comercializados, uma pesquisa de mercado pode dizer claramente se as empresas
estão no caminho certo, indo de encontro às necessidades e expectativas dos
seus clientes.
Ao
pesquisar as respostas para questões específicas, proprietários de pequenas
empresas podem descobrir com precisão se eles precisam mudar o design da sua
embalagem ou ajustar os seus métodos de entrega, e até mesmo se eles devem
considerar a oferta de serviços adicionais.
“Deixar
de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou
durante o seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um
mapa ou sinais de rua”, diz William Bill do “Wealth Design
Group LLC” em Houston. “Você
tem que saber em que direção viajar e quão rápido deverá ir. Um plano de
pesquisa de mercado indica onde estão e quem são seus clientes. Ele também irá
lhe dizer quando eles estão mais propensos a comprar seus produtos ou usar seus
serviços”.
Quando
você realizar uma pesquisa
de mercado, você pode usar os resultados tanto para criar um plano de negócios – ou de marketing – quanto para medir o
sucesso de seu planejamento atual.
É por
isso que é importante fazer as perguntas certas, no momento certo, com as
pessoas certas. Uma pesquisa mal feita pode guiar um negócio na direção errada
e é justamente isso o que você não quer, estou certo?
A
seguir, fiz uma relação de conceitos básicos sobre pesquisa de mercado que podem ajudar você a começar a sua
própria pesquisa e também mostro alguns erros que você sempre deverá evitar.
Tipos de Pesquisa de Mercado
Pesquisa Primária
O
objetivo principal dessa primeira pesquisa é o de coletar informações sobre
seus resultados de vendas e do quão eficaz estão sendo suas ações de marketing.
A pesquisa primária também avalia o plano de seus concorrentes, buscando lhe
dar mais informações sobre suas ações e movimentos no mercado.
Os
métodos de coleta de informações da pesquisa primária podem incluir:
1. Entrevistas
feitas ´por telefone ou então pessoalmente
2. Pesquisas
através do site da empresa ou das redes sociais
3. Questionários
no ambiente físico da empresa
4. Pesquisas
com grupos focais reunindo uma amostra de potenciais consumidores ou clientes
Algumas
questões importantes ainda podem ser incluídas nessa pesquisa, por exemplo:
1. Que
fatores você considera ao comprar este produto ou serviço?
2. O que
você gostou e o que não gostou sobre produtos ou serviços atuais existentes no
mercado?
3. Que
áreas você sugere melhorar na empresa?
4. Qual
é o preço mais adequado para um produto ou serviço?
Pesquisa Secundária
O
objetivo da pesquisa secundária é analisar os dados que já foram publicados por
grandes instituições de pesquisa, como o IBGE e o IBOPE, por exemplo. Com esses
dados é possível identificar concorrentes, estabelecer referências e localizar
alvos (target)
mais segmentados onde você possa atuar.
Estes
segmentos são aquela parcela da população que se enquadra em seu targetdemográfico
– pessoas que vivem certo estilo de vida, que exibem padrões de comportamento
especiais ou que se enquadram em uma determinada faixa etária.
O processo de coleta das informações
Se
uma grande empresa já não pode se dar ao luxo de não conhecer seu mercado, uma
empresa de pequeno porte não pode ter sucesso sem uma grande compreensão de
seus clientes, de seus produtos e serviços e do seu mercado de atuação.
A
competição é na maioria das vezes cruel e feroz, e operar sem os parâmetros de
uma pesquisa de mercado pode dar aos seus concorrentes uma grande vantagem
sobre você. Existem duas categorias distintas de coleta de informações: a
quantitativa e a qualitativa.
Métodos quantitativos
Empregam
análise matemática e exigem uma grande amostragem de dados. Os resultados
destas informações jogam luz sobre diferenças estatisticamente significativas.
Quer um exemplo? Se você tem um site e acompanha seus resultados, o Google Analytics é ótimo lugar para extrair dados
quantitativos.
As
informações que ele traz todos os dias, podem ajudá-lo a determinar como seus
visitantes estão chegando ao seu site, quais palavras-chave pesquisadas nas
buscas estão trazendo mais visitas, quanto tempo os visitantes estão
permanecendo em seu site, de que páginas estão saindo e até de que tipo de smartphones eles estão acessando seu site.
Métodos qualitativos
Os
métodos qualitativos irão ajudá-lo a desenvolver e aperfeiçoar sua pesquisa
quantitativa, como se você fosse fazer uma sintonia fina sobre os dados
coletados anteriormente e aperfeiçoar sua interpretação.
Eles
podem ajudar os empreendedores a compreender os problemas que enfrentam e em
muitos casos, podem usar métodos de entrevista para aprender com as opiniões
dos clientes e conhecer seus valores e suas crenças. Geralmente, o tamanho da
amostra na pesquisa qualitativa é pequena.
Erros de marketing mais comuns
Muitos
empreendedores iniciantes – com falta de tempo e dinheiro – podem tomar certos
atalhos que mais tarde se tornarão uma dor de cabeça e o tiro fatalmente poderá
sair pela culatra. Aqui estão três armadilhas que você deverá evitar a todo
custo.
Usar apenas a pesquisa secundária
Se
basear apenas no trabalho e nas informações publicadas por terceiros, mesmo
sendo de institutos de pesquisa competentes, não vão lhe dar a imagem completa
do problema.
Pode
ser um ótimo ponto de partida, mas as informações que você receber de uma
pesquisa secundária (IBOPE, Nielsen etc) podem estar ultrapassadas. Em plena
era da informação, pesquisas do ano passado já podem não refletir o momento
social.
Você
pode perder detalhes importantes para o seu negócio se confiar apenas nessa
categoria de pesquisa.
Usar apenas os recursos da Internet
Quando
você usa os motores de busca para coletar informações, você recebe apenas o que
está disponível para todos e nem sempre as informações podem estar totalmente
precisas.
E se
você não for um especialista e conhecer muito bem a sua área (a maioria das
vezes o empreendedor está justamente pesquisando para conhecer mais sobre seu
mercado), você será facilmente levado a dar valor a tudo o que vier nas
primeiras páginas.
Fazer
pesquisas usando o Google,
o Bing ou qualquer outro mecanismo de busca é muito importante e deve ser feito
sempre, mas para realizar pesquisas mais profundas – e se manter dentro do seu
orçamento – você deve consultar outras fontes para comparar informações.
Algumas
bibliotecas municipais, as Universidades, centros de negócios como o CIESP e a
FIESP, e em instituições como o Sebrae e a Endeavor são excelentes referências.
Estes centros de negócios têm um vasto acervo, mesmo em seus sites e podem ser
consultados praticamente a qualquer hora do dia.
Fazer pesquisas apenas com quem você conhece
Proprietários
de pequenas empresas (e até de algumas bem grandes), às vezes até por
comodismo, entrevistam apenas os membros da família e os colegas mais próximos,
quando estão realizando uma “pesquisa de mercado”. Saibam, no entanto, que os
amigos e a família na maioria dos casos, não são as melhores opções de “target”, pois seu feedback não será totalmente isento e desvinculado
a você.
Para
obter informações mais úteis e precisas para sua pesquisa de mercado, você
precisa falar com seus clientes (ou futuros clientes) sobre suas necessidades,
desejos e expectativas.
Não estou dizendo que você não deve conversar com seus amigos e sua família, apenas esteja ciente de que o retorno deles deverá ser considerado apenas como uma “opinião” e não como uma pesquisa de mercado verdadeira.
Solicitar um orçamento de pesquisa de mercado.