MARKETING DIGITAL
FANPAGE OU PÁGINA DE FÃS É UMA PÁGINA ESPECÍFICA
DENTRO DO FACEBOOK DIRECIONADA PARA EMPRESAS OU MARCAS.
Hoje, as principais formas de se encontrar um site é pelos sistemas de
buscas (Google, Bing e Yahoo) e pelas redes sociais, algum tempo atrás só se
ouvia falar no Google, no entanto entre 2010 e 2011 ocorreu um boom do Facebook
no Brasil, para se ter uma noção ao final de 2010 o Facebook já possuía 8,8
milhões de usuários e ao final de 2011 passou a ter 35 milhões um crescimento
vertiginoso de 298% mas vejam que 78,5 milhões de brasileiros tem acesso a
internet de acordo com IBOPE Nielsen Online, isso quer dizer que quase metade
deste público possui Facebook.
Com isso, não investir em publicidade nas Redes
Sociais é simplesmente se isolar na internet, porém muitas vezes as empresas
não sabem por onde começar pois este meio está em evolução constante e criam-se
novos termos o tempo todo, tentar ficar atualizado a esta avalanche de
informações é muito difícil para empresas que não são da área de marketing
digital/publicidade/tecnologia. Por isso, a Aldabra, resolveu dar o caminho das
pedras para você que quer entender um pouco mais de Facebook. Vamos lá!
O que é uma
fanpage?
Fanpage ou Página de fãs é uma página específica
dentro do Facebook direcionada para empresas, marcas ou produtos, associações,
sindicatos, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos
que desejem interagir com os seus clientes no Facebook.
Mas provavelmente você possui um perfil no
Facebook e deve está se perguntando porque não criar um perfil para a sua
empresa? Simples, pois o regulamento do Facebook veda a utilização de perfis
para marcas em geral e inclusive existe um limite de 5.000 amigos por perfil, o
que muitas vezes para empresas pode ser muito pouco. Outro recurso que também
não está disponível para os perfis são as ferramentas de estatísticas e
diversos aplicativos que podem ser instalados na Fanpage como por exemplo
enquetes, discussão de assuntos e a possibilidade de criar aplicativos
customizados, como uma página de apresentação da empresa.
Os relatórios de estatísticas são
importantíssimos para análise das campanhas realizadas e avaliação de como os
posts estão sendo visualizados e compartilhados pelos fãs e a taxa de
destruição viral do comentário.
Já os aplicativos permitem a criação de qualquer
tipo de interação com o seu público alvo dando muito mais força as suas
campanhas nas redes sociais.
Mas cuidado algumas empresas estão trocando os
seus sites na internet por uma fanpage, no entanto, a nosso ver, a sua empresa
perderia muito em acesso, principalmente, os relacionados aos sistemas de
buscas (Google, Bing e Yahoo), tendo em vista que o conteúdo do facebook não é
muito bem indexado por estes sistemas.
Conteúdo
É muito importante que a empresa dê muito foco
ao conteúdo que será distribuído nas redes sociais, faça um resumo da
apresentação de sua empresa de uma forma bem formatada e objetiva facilitando a
sua leitura e direcionando o seu público-alvo a tomar uma determinada ação, por
exemplo, curtir a sua Fanpage.
A fanpage possibilita a utilização de diversos
aplicativos já oferecidos pelo próprio Facebook, como enquetes, discussões
sobre determinados temas, galeria de fotos e vídeos, além de permitir a criação
de aplicativos próprios para a interação com os seus fãs, utilize-os da melhor
forma possível sempre com o foco no cliente.
Uma dica importante, quando um fã resolve curtir
a fanpage este passa a receber todos os assuntos postados no mural da sua
empresa aumentando assim a chance de propagação viral de um determinado
assunto.
O Instagram é uma maneira simples de capturar e
compartilhar momentos do mundo. Siga seus amigos e familiares para ver o que
eles estão fazendo e descubra contas do mundo inteiro que estão compartilhando
coisas que você aprecia. Junte-se à comunidade de mais de 400 milhões de
pessoas e se expresse compartilhando fotos e vídeos do seu dia — seja sua
rotina da manhã ou a viagem da sua vida.
Use o Instagram para:
• Edite e compartilhe fotos com filtros e
ferramentas criativas para alterar o brilho, contraste e saturação, bem como
sombras, realces, perspectiva e muito mais.
• Dê um toque cinematográfico aos seus vídeos
com filtros, estabilização personalizada e ferramentas para combinar vários
clipes em um único vídeo.
• Descubra fotos e vídeos dos quais você pode
gostar e siga novas contas na guia Explorar.
• Envie mensagens privadas, fotos, vídeos e
publicações do seu feed diretamente para seus amigos com o Instagram Direct.
• Compartilhe fotos e vídeos instantaneamente no
Facebook, Twitter, Tumblr e outras redes sociais.
• Use o recurso Handoff para alternar entre o
Apple Watch e seu iPhone.
COMO USAR O INSTAGRAM PARA ALAVANCAR SEUS
NEGÓCIOS
Uma imagem vale mais que mil palavras… Deve ser por isso que o Instagram é a rede social do momento. Em outubro de 2014, o aplicativo
completou 4 anos e, desde de seu lançamento, os números não param de
surpreender.
Criado pelo brasileiro Mike Krieger e o americano Kevin Systrom, a rede
social de fotos estreou na App Store, em 2010 e, no mesmo dia, tornou-se o
aplicativo mais baixado, chegando a 1 milhão
de usuários em dezembro do mesmo ano.
Em 2012, uma semana após lançar uma versão do app para Android, o
Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão. Dois anos após a compra, a base
de usuários cresceu nada menos que 6 vezes!
Hoje, a rede social tem cerca de 300
milhões de usuários ativos e se tornou popular especialmente
pela criatividade das pessoas, famosas ou anônimas, que compartilham sua rotina
de diversos ângulos.
Mas e as empresas? Será que estão
usando a plataforma para se aproximar do seu público?
Pensando na importância do assunto, o Viver de Blog produziu um super infográfico com tudo que você precisa saber para
fazer seu negócio bombar no Instagram: ranking de filtros, hashtags populares,
regra do engajamento, melhores app e muito mais!
Tudo sobre como usar o Instagram para alavancar seu negócio. Com
direito à dica extra no final.
Mas antes disso, preciso dizer que:
·
Toda rede social tem suas estações: primavera (início), verão (auge),
outono (declínio) e inverno (fim), vide o saudoso orkut;
·
O Instagram está no auge, mas como qualquer plataforma, deve ser usado
de maneira complementar à sua estratégia de marketing de conteúdo;
·
Use-o para gerar tráfego para o seu site,
território onde você dita as regras do jogo.
Google Ads
1. O Google Ads é o sistema de Links Patrocinados mais conhecido e difundido na internet, pela obviedade de seu site hospedeiro ser o número 1 em acessos na rede mundial. Entretanto, seu sucesso não se baseia exclusivamente neste vínculo. Desde o seu surgimento, os Links Patrocinados do Google Ads passaram por inúmeras melhorias, relacionadas principalmente com seu motor interno, no intento de tornar as buscas mais segmentadas. Este aperfeiçoamento proporciona ao anunciante maior vantagem competitiva, uma vez que o sistema identifica e relaciona a busca do internauta por palavra-chave, perfil e localização geográfica. Vantagem também para os usuários, que obtêm respostas mais precisas, poupando-lhes tempo. Este tipo de experiência positiva é um motor impulsor do Google Ads.
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