OSM - ORGANIZAÇÃO / SISTEMAS E MÉTODOS

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

 

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos. Não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças. Em macroeconomia também se usa o termo estrutura para as organizações, marcadamente para as industrias (“estrutura industrial”),ou seja, quando há grandes variações no valor agregado industrial há a explicação de ocorrência de mudanças “estruturais” profundas .

Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPontGMStandard Oil e Sears) constatou que as respectivas estruturas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional. Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento. Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes.

Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização atua e que é caracterizado por três tipos:

·         O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;

·         O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;

·         O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.

 

 

Organograma (PT) ou Organigama (BR) é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Ou seja, é a representação gráfica clássica de uma estrutura organizacional.

Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856. Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

Os órgãos são unidades administrativas com funções bem definidas. Exemplos de órgãos: Tesouraria, Departamento de Compras, Portaria, Biblioteca, Setor de Produção, Gerência Administrativa, Diretoria Técnica, Secretaria, etc. Os órgãos possuem um responsável, cujo cargo pode ser chefe, supervisor, gerente, coordenador, diretor, secretário, governador, presidente, etc. Normalmente tem colaboradores (funcionários) e espaço físico definido.

Num organograma, os órgãos são dispostos em níveis que representam a hierarquia existente entre eles. Em um organograma vertical, quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e a abrangência da atividade.

 

 

Estrutura Organizacional | Suporte em Gestão Empresarial | O modelo ideal para a empresa.  ; Estrutura empresa em Setores. Gestão completa. Estruturas e Processos Organizacionais ; 
Plano de gestão de pessoas e estrutura organizacional;  Organograma de uma empresa.
Ligue Agora. Garanta Agora a Melhoria do Seu Negócio…

Solicitar uma organização empresarial.

Por favor não vá embora antes de se cadastrar.