PLANO DE MARKETING
O objetivo do guia é orientar
gestores e potenciais empresários a planejar ações de como atuar no
mercado, possibilitando aumento de vendas, captação de
clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação, entre outros
posicionamentos de mercado.
O plano de marketing é, assim,
uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e
atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes
mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas
em relação aos concorrentes.
O plano de marketing é composto
de três etapas que, se bem aplicadas, possibilitarão
aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas
definidas.
O planejamento é voltado para a definição do negócio.
Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da
empresa são revisadas, com base na matriz
F.O.F.A. (ou SWOT), são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado,
objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
A implementação é a etapa na qual se executam as
estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das
metas da empresa. O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das
atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como
serão feitas, quem as fará e com que custo.
Ao final, deve ser feita uma avaliação, para verificar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.
Solicitar um orçamento para plano de marketing.