PROCESSOS EMPRESARIAIS
Mapeamento e Redesenho de Processos
REPENSAR O
FUTURO
REPENSAR A
EMPRESA
·
DIAGNÓSTICO
DE PROCESSOS EMPRESARIAIS
·
MAPEAMENTO E REDESENHO DE PROCESSOS
FAZER ACONTECER
·
IMPLANTAÇÃO DE PROCESSOS REDESENHADOS
·
GESTÃO DE
PORTFÓLIO DE PROJETOS (PMO)
CRESCER E
EXPANDIR
·
METODOLOGIA DE ESTUDO DE MERCADO
·
SELEÇÃO DE
SOLUÇÕES – ERP, BI, CRM
O Mapeamento e Redesenho dos
Processos se faz necessário quando:
Existe um processo
de reestruturação dentro da empresa;
As mudanças são
necessárias ao crescimento sustentado da empresa;
A tecnologia
utilizada deve ser renovada e/ou alterada;
O crescimento da
empresa ocorreu de maneira rápida e desordenada.
Ou seja, a empresa precisa conhecer
seus processos, listar regras de negócio, indicar responsáveis pelas
atividades, medir como eles funcionam através de indicadores de desempenho e
estudar formas alternativas para que esses processos sejam executados, com
qualidade, utilizando as melhores práticas do mercado.
Redesenho
de processos BPM – Definição e conceito
Quando iniciamos o mapeamento de processos de uma empresa, o primeiro
resultado que encontramos é o que chamamos de mapeamento de processos AS IS, que é um Raio X
da situação atual de cada processo: como é realizado, quem são os responsáveis,
quais são as maiores dificuldades, fragilidades e suas oportunidades de
melhoria.
Após esse levantamento então é iniciado o trabalho de documentação,
projeção e definição da situação futura desejada do funcionamento do processo,
comumente chamado de TO BE, – o qual é representado em fluxo ou
diagrama – também conhecido como redesenho ou modelagem.
Então, o que conhecemos por redesenho de processos TO BE é a forma como os processos deverão funcionar no futuro, incorporando
melhorias identificadas ao longo do mapeamento de processos AS IS, somadas às
melhores práticas do mercado.
Sendo assim, redesenho de processos é uma importante iniciativa BPM de
mudança que busca melhorias de grande magnitude na produtividade, tempo
de ciclo e qualidade.
O redesenho de processos tem como objetivo principal, melhorar os processos do negócio de ponta a ponta, trazendo como benefícios a redução dos custos e tempo do ciclo (ao eliminar atividades improdutivas), e a melhoria da qualidade (ao reduzir a fragmentação do trabalho) estabelecendo a todos, clara responsabilidade pelos processos.
Redesenho de processos – Projetando o
novo processo
Esta etapa consiste em reprojetar o processo falho existente. Ela começa
assim que a etapa de análise do processo atual está completada. O projeto de um
novo processo é desenvolvido de forma a atender aos novos objetivos e
estratégias organizacionais, transformações da base tecnológica, alterações de
expectativas dos clientes, mudanças legais, obsolescência de sistemas e equipamentos,
corrigir as disfunções verificadas e incorporar as melhorias necessárias.
A concepção do novo processo começa com o time de redesenho revisando
todo o trabalho efetuado nas etapas anteriores, os problemas a serem
resolvidos, a inovação a ser efetuada e os critérios e metas estabelecidos para
o redesenho.
Com base nessas informações e após buscar conhecer outras práticas
através de benchmarking em organizações congêneres, que possam servir de
subsídio ao projeto a ser desenvolvido, o time de redesenho elabora o mapa do
novo processo, mais otimizado em relação ao atual, incorporando o máximo de
melhorias possíveis.
Exemplos de diretrizes de redesenho que podem ser adotados:
·
Mudar foco dos procedimentos internos para o atendimento por demandas.
·
Eliminar todas as perdas com lentidões, gargalos, retrabalho,
duplicidade de atividades, atividades que não agregam valor ao cliente etc.
·
Reduzir variância no desempenho do processo.
·
Melhorar a comunicação entre as áreas.
·
Automatizar o que for possível, aproveitando ao máximo a TI.
·
Padronizar o atendimento.
Após a elaboração do mapa do novo processo, a equipe estabelece todas as
recomendações inerentes a implementação e manualiza fluxos e descrições para
que todos tenham acesso aos novos procedimentos organizacionais.
“gestão de processos organizacionais” ;
Mapeamento de Processos” ; Gestão de processos financeiros ; Processos Empresariais ; Rotinas administrativas.
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